07 março 2008

Por falar em futebol ....


1. Momentos de tensão

-O Presid. da Câmara M. Cubal -Vilares

- Lourdes Morais em 1º plano, quase a marcar um golo.

2. (...) Acho que foi penalty .

1º Plano: Zinha ( prima da Isilda e irmã + velha da Rita, Bélita,Manecas , Nando) e Lourdes M..

3. ESTÁDIO MUNICIPAL DO CUBAL

Mais público, do que actualmente nos jogos do SLB, SCP e FCP.

4.Equipa técnica e suplentes


Por falar em futebol...

O amigo Porto inspirou-me a digitalizar um artigo que vinha na revista "Notícia", com data ilegível. Será de 1972-73 e reporta-se ao jogo Recreativo do Cubal - Sporting de Luanda.
A revista foi-me cedida pelo Gil . E aqui vão umas imagens que nos recordarão o nosso Recreativo, o Estádio Muncipal do Cubal e alguns Cubalenses.

As fotos são de Eduardo Baião para o Notícias.

Notícias dos Cubalenses e amigos do Cubal - "PORTO" - Emílio Lima

O amigo Emílio Lima "Porto" deu-nos uma grande surpresa ao "aparecer" no nosso círculo de amigos. Com uma proposta aliciante, para reunião dos cubalenses e amigos do Cubal. A transcrição do seu email está na "Diáspora Cubalense". O Convite está lá!
Aceitam-se sugestões:

http://cubalenses.blogspot.com/2008/03/notcias-dos-cubalenses-e-amigos-do_07.html

Ainda o "Semanário Sul" 06 de Maio de 1972 - E a "bomba" estoirou no Cubal.

DEPOIMENTO DO PRESIDENTE FERNANDO NEVES


O malfadado caso das irradiações dos jogadores «Bibe» e «Porto» do Recreativo do Cubal já fez correr muita tinta e certamente ainda fará correr mais. A inqualificável atitude do árbitro Duarte de Carvalho e a infeliz decisão da Associação Provincial de Futebol puseram uma mancha negra no Desporto Provincial. Atitudes desta natureza não prestigiam nem fomentam o desporto pelo contrário, desvirtuam-no. E mais triste se torna o facto, quando é o organismo máximo do Futebol Provincial a colaborar em tamanhas calamidades.

Acredito que o Sr. Duarte de Carvalho — que de árbitro só tem o apito — tenha sido agredido, mas se o foi isso não se verificou por parte dos atletas do Recreativo mas sim por alguns espectadores. Aquele senhor não pode, honestamente, acusar nenhum dos nossos atletas de o terem agredido e a prová-lo está o facto de ter indicado, no intervalo que antecedeu o prolongamento, o nome de alguns atletas que ele considerava expulsos e como o Delegado do clube ao jogo tivesse protestado, o árbitro resolveu autorizar que esses atletas continuassem em jogo e em sua substituição pôs na «lista negra» outros e até dá a impressão — isto é inadmissível num árbitro— que estava a brincar às escondidas.
Outros factos há que bradar aos céus: — O caso do Porto, do Waldir e do Canais que jogaram até ao fim e foram castigados. O Waldir, que pode ser apontado como exemplo de desportista, e que nesse jogo de triste memória que há-de pesar na depauperada consciência do tal homem do apito, não praticou nenhuma incorrecção para com a equipa de arbitragem nem para com qualquer adversário, foi castigado com 8 jogos de suspensão. O Canais que abandonou o jogo por lesão teve a mesma «sorte».
Ninguém compreende. Só o tal homem — a quem puseram um apito na boca, — é que sabia qual era o objectivo a atingir. Entretanto, depois de lermos a fotocópia do boletim que redigiu... ficámos a saber quais eram os seus propósitos—dar a machadada fatal no Recreativo do Cubal. As razões que o levaram a isso não sei e nem se conseguirão apurar e até será bom que não se possam descobrir...
Depois destas vergonhas todas, eis que surge o escândalo maior — A Provincial de Futebol a apoiar as vergonhosas «façanhas» dum indivíduo sem carácter nem personalidade.

Outra coisa que não conseguimos compreender é o facto da Provincial adoptar vários critérios. Quero referir-me ao célebre caso do ANGOLA-MOÇAMBIQUE nos Coqueiros e outros... Conforme já tive oportunidade de dizer aos microfones do Rádio Clube de Benguela, não creio que os legisladores tenham feito um Regulamento só para o Cubal e outro para o resto do território Nacional.
Enfim, que Deus lhes perdoe!
Vamos ver como vai terminar tudo isto. Para já, o Clube entregou a defesa dos seus 2 atletas irradiados, a um conceituado causídico de Luanda cujo recurso foi entregue à entidade competente. Temos fundamentadas esperanças que tudo se resolva em bem pois ainda confiamos na justiça dos homens porque estamos certos que o órgão da Associação Provincial de Futebol que irá apreciar o recurso é composto por Homens com «H» grande.
Desejo apenas acrescentar que toda a população do Concelho do Cubal está revoltada e repudia a decisão injusta da Provincial. A provar o que afirmo temos o movimento de solidariedade com subscrições e assinaturas que se geraram e a manifestação efectuada no dia 30/4, que dizem bem do inconformismo de todos.
Para terminar, quero agradecer ao «SUL» a oportunidade que me deu para fazer estes esclarecimentos publicamente, pois ao pugnar por esta causa está defendendo o desporto da Província, que por este andar não vai parar longe!
JOSÉ FERNANDO NEVES

Notícias dos Cubalenses e amigos do Cubal - "PORTO" - Emílio Lima

Amigo Ruca,

Estive a ver o site http://cubal-angola.blogspot.com/. É extraordinário o trabalho que desenvolveu. Parabéns.
Este amigo que agora o contacta fez parte daquela história das irradiações, chamo-me Emílio mas era conhecido pelo “Porto”.
Que bonito foi tudo aquilo que se passou, aquelas gentes eram maravilhosas, acolhedoras, trabalhadores e muito apaixonados pela sua terra.
Foram os melhores anos da minha vida. Nuca esquecerei aquela terra, por isso mesmo, há 4 anos fui ao Cubal. Fiquei triste e ao mesmo tempo contente.
Ruca, nunca é tarde para nos conhecermos e até organizarmos um convívio com futebol à mistura.
Temos um grupo de ex jogadores do Cubal e de Benguela que se encontra todos os sábados ás 15 h, na Academia Militar em Lisboa, perto da Policia Judiciária na Gomes Freire, fazemos treinos e jogos.
É ou não possível reunir alguns Cubalenses para um convívio e um jogo de futebol para recordar velhos tempos? Contacte-me através deste endereço e pelo tel. (...).

Um grande abraço e mais uma vez parabéns pelo trabalho que está a desenvolver.

Emílio Lima “Porto”
***********************************************************************************
Meu Caro Amigo,

Este teu email, deixou-me bastante feliz, por vir de alguém que, na minha meninice, me habituei a admirar pela forma profissional como jogava, e se naquele tempo eu já tinha ídolos o meu amigo que agora me escreve fazia parte deles...

Muito obrigado pela tuas palavras, que me incentivam a continuar, apesar de não ser fácil reunir testemunhos e fazer com que as pessoas participem. Mas enquanto houver sinais como este que agora envias, hei-de continuar.

Terei todo o gosto em tentarmos fazer aquilo que idealizas. Poderei começar por colocar a tua msg no blog, (...), para verificar para já a adesão e verificar se este teu "estímulo" provoca na comunidade Cubalense um despertar para este tipo de eventos. Estou convicto que sim!

Esta minha mensagem resposta serve apenas para te responder "mais formalmente" mas irei ligar-te brevemente para falarmos, ou mesmo poderei passar pela Academia Militar num Sábado próximo.

Bem meu caro, recebe um abraço com amizade e já sabes, se tiveres testemunhos que, entretanto, queiras colocar, o blog é também teu.

Muito obrigado!
Ruca

05 março 2008

Uma notícia triste...

data
05/03/2008 15:04


Ruca boa tarde
Hoje a notícia é triste . Acabei de receber a notícia do falecimento da Olivia Lago Bom.
Faleceu esta madrugada no Hospital da Luz .
um abraço da isilda

******************
Uma notícia dificil e que não gostaria de dar...
Tive agora conhecimento que a Olívia Lago Bom, partiu.
Os sentidos pêsames à família enlutada.
Ruca

04 março 2008

Notícias dos Cubalenses e amigos do Cubal - Elizabeth Ribeiro

Olá ruca
parabens pelo teu trabalho.
Sou amiga teu tio tó florido e no cubal era vizinha do silveira

Elizabeth Ribeiro

*********************************************
Olá Elizabeth,
Bem vinda à comunidade virtual cubalense. Aparece sempre e já sabes, se tiveres testemunhos sobre o Cubal, envia que terei todo o prazer em publicar.
um beijinho e obrigado pelas tuas palavras.
Ruca

03 março 2008

Cubalenses


1.


Ruca
Aí vai mais uma foto ;
Lucinda , pais , marido e filhotas. Até há algum tempo estavam em Fafe , depois acabei por perder o contacto e há muito que não sei deles.
Gostei muito de ler o "recado" do Zé Silveira. Vou notando o alargamento do número de cubalenses a descobrir o blog.
Lembro-me também do Rui Serpa do radio clube.
Um abraço
Francisca Isilda

02 março 2008

Cubal em 2006


1.
2. Colégio Eça de Queirós
3.Colégio Eça de Queirós
(pormenor da janela de uma das salas de aulas)

Para quem aqui estudou em especial nesta sala,
acredito que estas imagens tragam boas recordações.

4.Sala de aulas

5. Pormenor dos T.P.C.

6.

7.

8.

9.

01 março 2008

Rio Cubal em 2006

1. Rio Cubal
2.Rio Cubal
3.Rio Cubal
4.
5.
6.

7.
8.
9.
10. As Lavadeiras do Rio Cubal




******


O rio da nossa terra (*1)



Ah! Este Kiaposse! Vem de milénios, vem do instante, primeiro do paraíso artefacto da criação no Génesis mais remoto madrugada, cristal, perfume imperturbável ao pecado original sendo-se hoje.Reversível tempo no irreversível voluntário nas eidéticas imagens suas serena mensageiro agorinda consciente na fantasia em alvoroço para lá dum apocalipse ou para juízo final fecundando nas marés de pereniternidade!O Kiaposse é um rio, na verdade, o Kiaposse é um rio verdadeiro, flor nascente no espelho da imaginação, até passa por baixo duma ponte frufrulhando alados horizontes macios, num ritmo de confiança.É um rio como muitos pequenos, massembando nos rochedos mui penados, mas é um rio(Pois então!)É um rio.As lavadeiras que lavam roupa(Ah! Quem dera lavar da memória todas as brumas!) nivelam as águas pelos tornozelos de leves pulseiras de espuma.As procelas são mansidão de luar, ou sumaúmento olhar de crianças, menininha, canto dolente de fucumbas e volúpias de beijos de caxexe.Não se lhe conhece enchente, inundação torrente, resmungarulhos bravios transbordar de impetuosidades nem enxurradas turbilhonantes mas é um rio, um rio O Kiaposse é um rio(Pois então!)é um rio.AliA lua diluta, ténues feitiços que são amores, (ai amores!) fluidos de quiandas de bondosas bondades.Tem dentro o inteiro-vivo do Golungo natural, natureza de ser rio na vida que a vida devém rio, vida e mistério, nasce no Golungo na sua modéstia disfarça-se noutros para chegar ao mar e chega, e vai longe, tão longe que esfuma em nenhum a noção de longe e quando chega à Europa ou à América. Coitados! Chama-se Oceano Atlântico.Elizinho, inteligente, sorri do mundo e corre lento indiferente no Golungo.


(*1) Fábula angolana de autor desconhecido- inserida em homenagem ao Rio Cubal por http://cubal-angola.blogspot.com/